sábado, 13 de agosto de 2011

Kilimanjaro

Dia 1 - Kilimanjaro National Park (1800 metros) a Mandala (2700 metros) - 3 horas

Acordei as 5h30 com as rezas mulcumanas da mesquita perto do hotel e preparei toda mochila, deixando boa parte da bagagem na agencia. Saimos de carro de Moshi (900 metros de altitude) e seguimos para a entrada do parque onde me encontrei com 3 italianos e 2 suicos. Somente eh possivel fazer a caminhada ao kilimanjaro com guias credenciados e pelo menos tem que ter um guia para cada 2 turistas.
  A caminhada do primeiro dia eh tranquilo, 3 horas de 900 metros de subida ate chegar a 2700 metros de altitude (mais alto que a maioria das serras no Brasil). A caminhada eh toda em floresta tropical vendo varios macacos como se ve nas fotos abaixo.

Parada para jantar e dormir para o segundo dia em Mandala. Aqui ja estavamos acima das nuvens.

Dia 2 - Mandala (2700 metros) a Horombo (3700 metros)- 5 horas

O segundo dia tambem eh uma caminhada tranquila de 5 horas. Com parada para comer o kit lanche que carregamos todo dia. Neste kit vem ovo cozinho, pao, suco, laranja e banana.

Comecando o segundo dia
Passando ao lado de um vulcao
Vegetacao tipica do segundo dia
Chegando a 3700 metros para jantar e dormir. O mesmo vulcao que de manha estava acima de nos, agora esta bem abaixo depois de subir 1000 metros no dia.

O jantar eh preparado pelo cozinheiro do grupo que vai junto com os carregadores da comida.
 Normalmente eh entrada de sopa com pao. Depois vem arroz, legumes e um pedaco de frango. Como eu nao tomo nem cha e nem cafe, passei 5 dias bebendo apenas agua, uns 5 litros por dia necessarios para minimizar o efeito da altitude.

A 3700 metros de altitude (um pouco acima de La Paz) ja ficamos mais cansado subindo estes 1000 metros.
  Todos os dias dormiamos antes das 19h porque esfriava muito depois que anoitecia.

Dia 3 - Horombo (3700 metros) a Kibo (4700 metros) - 6 horas

Acordamos cedo novamente as 6h30 diariamente. O cafe da manha eh pao, ovo e salsicha.
Preparando para o terceiro dia de caminhada. Kilimanjaro ao fundo.
No terceiro dia ja avistamos o pico do Kilimanjaro. Veja que a subida eh bem dificil (pelo meio desta foto acima, ao lado do glaciar).
As fotos de 10 anos atras do Kilimanjaro parecia o Monte Fuji em relacao a quantidade de neve no topo. Hoje, devido ao aquecimento global, a neve esta desaparecendo a cada ano e sobraram apenas poucos glaciares no topo. Um dia no futuro ninguem vai acreditar que eu vi neve na Africa.

No terceiro dia a paisagem eh mais deserto. Um pouco cansado das 6 horas de caminhada com parada para comer o kit do almoco (novamente ovo cozido e pao, rs) chegamos a 4700 metros. Perto dos 5000 metros de altitude ja comecei a sentir dor de cabeca e ansia de vomito o que faz perder totalmente o apetite.

Jantamos um caldo de legumes com muita batata para nos dar energia para o dia seguinte que iriamos subir ao topo do kilimanjaro. Jantei sem apetite nenhum e a dificuldade de dormir perto dos 5000 metros eh muito dificil. Ja tinha passado outras vezes o mesmo mal de alta altitude e sabia que estava bem porque aquilo eh um sofrimento que eu ja sabia que ia passar, a experiencia ajuda a controlar este mal fazendo pouco esforco, comendo e bebendo muito liquido, nao dormindo ou deitando de tarde e ficar bem quietinho para quando dor dormir.
  Com muito frio, fomos dormir um pouco depois das 18h.

No ultimo dia tinha ume expedicao toda organizada do Canada nas fotos abaixo. O jantar deles era de dar inveja e tinham ate banheiros/barracas com direito a ducha quente, muito chique o grupo de 35 montanhistas canadense. Eles fizeram a expedicao em 10 dias para se aclimatizarem bem e terem sucesso na subida ao cume. O ideal eh fazer a mesma caminhada em 7 dias pelo menos mas arrumei grupo somente para 5 dias, o que a 4700 metros de altitude ja fazia um efeito enorme em mim. Soh de lembrar que a 54 horas atras eu estava a 900 metros de altitude estava com uma grande chance de nao ter sucesso na subida ao pico devido ao pouco tempo para se aclimatizar.

Grupo de canadenses

Dia 4 - Kibo (4700 metros) a Uhuru Peak (5896 metros) - 7 horas
            Uhuru Peak (5896 metros) a Horombo (3700 metros) - 6 horas

Este dia foi um dos dias mais pesados em toda minha vida. O esforco foi enorme. Acordamos as 23h, dormindo menos de 4 horas com muita dificuldade. Comecamos a caminhada perto da meia noite e o frio era enorme. Eu somente pensava que se aguentasse ate o sol nascer as 6h00 estaria tudo perfeito. Fomos passo a passo, devagar, cada degrau de uma subida forte na costa do vulcao com muita pedra e areia, o que as vezes um passo para cima voltava um passo para baixo igual caminhar numa duna em alguns pontos.
  Ate 5150 metros a subida foi firme e tranquila, devargazinho chegamos la as 2h00. Muito frio e nesta hora minha agua ja tinha congelado e eu morrendo de sede. Pegamos (segundo o relogio do italiano) 13 graus negativo e a agua congelou mesmo dentro da roupa e com a garrafa termica suica que levei.

Acima dos 5150 eu olhava para o chao e dava um passo de cada, me esforcava para nao parar mas estava muito ofegante, falta total de oxigenio e a subida era muito forte. Nesta hora ja senti as pernas fracas devido a eu nao estar acostumado (nao tem nem onde treinar onde eu moro) a subidas inclinadas, usa-se outro musculo.
  Era um esforco muito forte de minha parte e de madrugada, sem dormir direito, enfrentando o frio e uma subida de mais de 1000 metros sem oxigenio acima de 5000 metros de altitude me fazia pensar que eu precisava controlar aquela situacao. Nao sentia mais os pes nem as maos, me esforcava para me manter acordado ate o amanhecer. Quando olhei no relogio vi que eram 4h30 da manha, vi que faltava pouco para amanhecer e sabia que iria conseguir.

Nunca pensei em desistir! Montanhismo eh controle da mente, eu sei que irei sofrer e sofrer muito em altas altitudes mas o desafio e vontade de subir o Kilimanjaro ha mais de 10 anos eh mais forte que as poucas horas de sofrimento. Eh dificil para todo mundo, mesmo os montanhistas mais experientes voce percebe que eles vao puxando a perna devargazinho, uma por uma, com muito esforco... devagar e sempre.
  O relato de todos eh que se desligam mesmo, apenas olham pra frente e vao passo a passo evitando contar o tempo.

As 5h30 cheguei a Gilmans Point (5680 metros) no topo do vulcao ja vendo a cratera e o ponto mais alto distante a 1h30 de caminhada. Neste momento o sol estava comecando a sair e ja fiquei bem mais aliviado e animado a continuar.

Sol nascendo em Gilmans Point
Subida dificil para chegar ao topo. Altitude de mais ou menos 5750 metros agora.

Glaciar perto do topo
As 7h00 cheguei ao ponto mais alto da Africa. Parecia cena de filme, ajoelhei faltando 150 metros de distancia de tao cansado que eu estava. Estava forcando muito para respirar com a falta de ar e pessima aclimatizacao (menos de 3 dias estava abaixo de 1000 metros). Mas chegar pela primeira vez a um dos 7 pontos mais altos de cada continente foi muita satisfacao. Nesta hora ja tinha voltado a beber agua depois que o sol nasceu.

A descida demorou 3 horas ate o acampamento a 4700 metros. O dia estava lindo, ceu aberto. De noite nem precisavamos de lanterna por causa da luz da lua quase cheia. Era lindo demais ver as estrelas subindo a montanha.
  As pernas faziam muito esforco na descida tambem.
Descida bem dificil.

Mesmo na descida eu ficava muito ofegante em qualquer esforco fisico. Quando passamos a barreira dos 5000 metros minha respiracao voltou ao normal e conseguia caminhar normalmente para chegar ao alojamento.
Cheguei ao acampamento de 4700 metros muito cansado, tonto as 11h00 e precisava descansar mas o guia disse que tinhamos que sair as 13h para o acampamento a 3700 metros. Foi a melhor opcao porque a 3700 metros eu conseguiria dormir bem melhor para descansar.

Depois de 3 horas de descida pelo deserto cheguei a 3700 metros. Eu e os italianos nem conseguiamos nos levantar direito de tao doloridas estavam as pernas. Este dia foi cansativo, 13 horas de caminhada em condicoes extremas desde a meia noite. O relogio do italiano marcou 27 kilometros de percurso neste dia com muita subida.

Dia 5 - Horombo (3700 metros) a entrada do parque (1900 metros) - 5 horas

Acordamos as 6h00 para comecar a descida de 1800 metros com algumas subidas no caminho. A descida foi bem tranquila, 5 horas de caminhada bem facil. Ja estava me sentindo muito bem mas no dia seguinte ainda sentia dores nas pernas quando acordei na cidade.

Os italianos se preparando para descer bem abaixo do vulcao e das nuvens.

Ultima visao do kilimanjaro, aproximadamente a 3200 metros de altitude.

Passando pela floresta tropical novamente, vendo o macaco branco acima.

Cheguei na saida do parque por volta do meio dia. Fomos para Moshi, almocei com os dois suicos um prato maravilhoso (frango com pure de batata, legumes e salada) e banana split de sobremesa. Com suco e refrigerante (so nao tomamos cerveja para comemorar porque o restaurante nao vendia, o dono eh mulcumano) paguei 10 dolares, eh muito barato comer na Tanzania.

De Moshi peguei um onibus para Arusha e me hospedei em um hotel muito legal, quarto com banheiro e piscina para relaxar as pernas. Agora tenho um dia de folga e amanha irei pegar um safari de 4 dias, novamente acampando sem luz eletrica.